10 Atitudes para espalhar uma vida melhor


1. Seja mais ativo
Mais do que praticar atividades físicas, ser ativo é viver com mais energia e movimento. É levantar-se, usar escadas, caminhar, cultivar atividades de lazer que coloquem o corpo para funcionar e não apenas a mente.
Contagie aqueles que você gosta com suas atividades físicas. Marque um passeio em família. Combine uma caminhada com uma amiga. Arrume um parceiro de malhação. O importante é transformar suas atividades em algo prazeroso e social.

2. Escolha alimentos saudáveis
É possível ter uma alimentação equilibrada sem necessariamente viver de dieta. Tudo começa na escolha de alimentos mais saudáveis para você e para sua família. Abastecer a dispensa e a geladeira com frutas e verduras faz com que todos a sua volta possam alimentar-se melhor.
Buscar entender os grupos de alimentos faz com que as compras tornem-se mais conscientes. Dessa forma você pode começar a observar rótulos e ingredientes de produtos, evitando inimigos da saúde, como as gorduras trans.
Seja um exemplo de alimentação saudável e contagie aqueles a sua volta.

3. Pare de fumar
Tome uma grande atitude para sua vida: pare de fumar! Se você não tem este hábito, vá além: incentive alguém a abandonar o cigarro, informe-se sobre os tratamentos disponíveis, estimule e torne-se um parceiro desta pessoa em busca de uma vida melhor.
Existem diversos tratamentos contra o tabagismo, mas uma das principais armas contra ele é a formação de parcerias contra o hábito de fumar.

4. Faça exames preventivos
Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o sábio ditado. Muitas doenças graves são tratadas de melhor forma e até mesmo curadas quando diagnosticadas em seu início.
Por isto, procure informar-se sobre o que você precisa estar atento em cada fase da sua vida. Converse com seu médico a respeito de exames e check-ups necessários para identificar diabetes, colesterol alto, hipertensão, câncer, doenças oculares e outras.
Fique de olho também naqueles que você ama para que estejam em dia com exames preventivos. Cultive a saúde de seus familiares.

5. Vacine-se
As vacinas podem ser consideradas uma das maiores descobertas da medicina. Não deixe de se vacinar para fugir de uma pequena espetada ou devido a boatos.
Espalhe o poder que as vacinas têm de proporcionar saúde. Vacine seus filhos e seus pais contra as doenças específicas de cada idade.

6. Lave as mãos
Parece uma dica simples, mas na verdade é extremamente importante. Uma das melhores formas de evitar epidemias começa com a lavagem das mãos. Esta atitude deve se fazer presente antes de comer ou preparar alimentos, antes e após usar o banheiro, e após contato físico com desconhecidos.
Lembre-se deste hábito e ensine-os aos seus filhos, amigos e familiares.

7. Recicle. Evite o desperdício
Procure sempre oferecer um caminho melhor para os produtos que você não utiliza mais. Seja a favor da reciclagem e incentive seus amigos. Um pequeno gesto ajuda outras pessoas a se conscientizarem e transformam o mundo em um lugar mais agradável.
No caso de alimentos, ao invés do desperdício, procure criar novos pratos. Envolva seus familiares nessa atividade prazerosa. Desperte sua criatividade. Além de ajudar a construir um mundo melhor, você ainda aproveita simples momentos da vida ao lado da sua família.

8. Livre-se do preconceito
Uma das piores faces da doença é o preconceito. São muitas as pessoas que por serem portadoras de alguma doença recebem um tratamento diferenciado em diversos aspectos. Podemos citar a AIDS, o câncer, as doenças mentais graves, dentre outras que são alvos de discriminação.
Conhecer melhor as doenças e condições que afetam as pessoas portadoras é um ótimo remédio contra o preconceito. Busque informações sobre o assunto e estimule outras pessoas a fazerem o mesmo.
Ajude a construir um mundo com mais igualdade.

9. Informe-se
Informação é a porta para uma vida melhor. Buscar conhecimentos sobre uma vida saudável, mas também sobre doenças e tratamentos é importante. O maior responsável pela sua saúde não é seu médico, e sim, você.
Não é preciso que você entenda de diagnósticos ou medicamentos, mas é importante que você tenha consciência sobre como suas atitudes e estilo de vida podem afetar sua saúde, seus tratamentos, enfim, sua vida.
Procure informações de confiança, converse com seu médico e compartilhe seu aprendizado com outras pessoas.

10. Espalhe uma vida melhor
Informação não é nada sem atitude. E nada melhor do que passar adiante uma informação para que se veja brotar uma atitude positiva.

fonte: Banco de Saúde
http://www.oficinadomovimento.com/2009_06_01_archive.html

Nenhum comentário:

Calcule Gasto Calórico

Sexo: masc fem
Altura: m cm
Idade: anos
Peso: kgs
Nível de atividade: Sedentário Leve, quase nenhuma atividade física Moderado Muito ativo
Quantos kgs você quer perder: kgs
Em quantos dias: dias