Soja


Alimentos à base de soja estão em todo lugar - leite de soja, iogurte de soja, carne de soja, entre outros. A soja é bem popular porque acredita-se que ela seja um alimento que combate e previne diversas doenças. Alguns estudos destaca a soja como um alimento eficiente para prevenir doenças do coração, ajuda na cura do câncer, alívio dos sintomas da menopausa e prevenção de osteoporose.
A agência norte-americana FDA publicou nota destacando a soja como possívelmente eficaz na prevenção de doenças de coração. Além de ser rica em proteínas e fibras, o óleo de soja é do tipo "bom", rico em ômega-3.
A soja também é o único legume considerado uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir. Carnes e derivados são proteínas completas mas legumes geralmente são incompletos, necessitando de uma combinação com grãos para que forneça todos os aminoácidos necessários. Por esse motivo, a soja é muito utilizada na dieta vegetariana, como por exemplo o tofu, que é um queijo feito de soja.
Existem algumas controvérsias em relação a soja, principalmente porque ela é rica em isoflavonas. Alguns estudos indicam que essas isoflavonas podem combater o câncer, enquanto outros estudos indicam que o consumo excessivo pode causar câncer. Porém, a quantidade contida naturalmente na soja não é problema em potencial.

Qualidade da Proteína, pesquisada desde 1967: A proteína de soja é uma proteína de alta qualidade, completa e de base vegetal, com qualidade protéica igual à da carne, leite e ovos. Na verdade, a proteína de soja tem a pontuação PDCAAS mais alta possível para uma proteína (1,0), sendo essa pontuação uma medida da sua digestibilidade e disponibilidade de aminoácidos essenciais.
Doenças Cardíacas, pesquisadas desde 1977: Os resultados de uma meta-análise de 38 estudos clínicos concluíram que o consumo da proteína de soja pode baixar o colesterol sangüíneo total e o colesterol LDL em comparação com o consumo de proteínas animais. A redução do colesterol sangüíneo LDL (“mau”) ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronariana. Além disso, a proteína de soja pode ter um impacto no aumento do colesterol HDL (“bom”).A Associação Cardíaca Americana recomenda o consumo de proteína de soja (com isoflavonas naturalmente presentes) como parte de uma dieta saudável para o coração, para pessoas com colesterol total e LDL elevado.
O Efeito Antioxidante da Proteína de Soja: O colesterol LDL oxidado é prejudicial às artérias. No entanto, pesquisas preliminares de laboratório sugerem que a isoflavona genisteina, um componente importante da proteína de soja, inibe a oxidação do colesterol LDL, levando à melhoria da saúde. Coagulação do Sangue: Coágulos sangüíneos são freqüentemente responsáveis pelo bloqueio completo de uma artéria já estreitada pela arteriosclerose. Porém, estudos de laboratório sugerem que as isoflavonas de soja, especialmente a genisteina, têm um efeito benéfico contra a formação de coágulos.Pressão Sangüínea: A pressão sangüínea alta, descontrolada, pode causar derrame, ataque cardíaco, disfunção cardíaca ou disfunção renal. As evidências recentes, porém, sugerem que o consumo de proteína de soja pode estar ligado à redução da pressão sangüínea. Os pesquisadores continuam a examinar o efeito da proteína de soja sobre a pressão sangüínea.
Nutrição para Atletas, Pesquisada desde 1988: Para indivíduos que fazem exercícios físicos, treinamento e musculação, a proteína de soja pode ser usada como uma fonte de proteína de alta qualidade para ajudar a atender à necessidade aumentada de proteínas durante a musculação, fornecendo os aminoácidos essenciais necessários para o desenvolvimento físico e muscular. O exercício é saudável, mas cria um stress oxidante que pode contribuir para as dores e inflamação dos músculos e a formação de radicais livres. As pesquisas mostram que a proteína de soja pode acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios. As isoflavonas na proteína de soja produzem efeitos antioxidantes, que podem ajudar a diminuir a dor e inflamação e favorecer o retorno dos atletas ao treinamento mais rapidamente. A proteína de soja contém um nível garantido de isoflavonas para assegurar que os consumidores estejam obtendo os maiores benefícios de recuperação.
Câncer, pesquisado desde 1991: Os cientistas estão investigando muitos efeitos benéficos em potencial do consumo da proteína de soja com isoflavonas e outros componentes bioativos. Por exemplo, evidências recentes sugerem que vários compostos bioativos na soja, como isoflavonas, podem ajudar a reduzir o risco de certos cânceres. Recentes estudos com animais também apóiam essa teoria.
Saúde da Mulher, pesquisada desde 1992: O consumo de uma dieta rica em proteína de soja confere vários benefícios para a saúde que são específicos para as necessidades da mulher. Tal dieta pode aliviar certos sintomas associados à menopausa, ajudar a reduzir o risco de câncer da mama, promover saúde cardíaca e manter a saúde dos ossos.
Referências bibliográficas:
Anderson, JW, BM Johnstone, ME Cook-Newell. Meta-analysis of the effects of soy protein intake on serum lipids. New England Journal of Medicine 333:276-282, 1995.
AHA Science Advisory: Soy Protein and Cardiovascular Disease, #71-4979;0196 Circulation. 2000;102:2555-2559.
Kapiotis S, Hermann M, Held I, et al. Genistein, the dietary-derived angiogenesis inhibitor, prevents LDL oxidation and protects endothelial cells from damage by atherogenic LDL. Arterioscler Thromb Vasc Biol 1997;17:2868-2874.
Kritchevsky D. Dietary protein and experimental atherosclerosis. Ann NY Acad Sci 1993;676:180-187.
Wilcox JN, Blumenthal BF. Thrombotic mechanisms in atherosclerosis: potential impact of soy proteins. Journal of Nutrition 1995;125(suppl): 631S-638S.
Jenkins, D., Kendall, C., Jackson, C., Connelly, P., Parker, T., Faulkner, D., Vidgen, E., Cunnane, S., Leiter, L., & Josse, R., Effects of high-and low-isoflavone soyfoods on blood lipids, oxidized LDL, homocystein, and blood pressure in hyperlipidemic men and women. Am J Clin Nutr 2002;76:365-72

Nenhum comentário:

Calcule Gasto Calórico

Sexo: masc fem
Altura: m cm
Idade: anos
Peso: kgs
Nível de atividade: Sedentário Leve, quase nenhuma atividade física Moderado Muito ativo
Quantos kgs você quer perder: kgs
Em quantos dias: dias